quarta-feira, 11 de agosto de 2010

VENDER OU DISPONIBILIZAR PARA DOWNLOAD


Quando um músico grava seu primeiro cd, sempre vem a pergunta das pessoas que o cercam. Será que vai vender muito?
Bom, que está por dentro do mercado fonográfico sabe qeu hoje em dia é muito difícil, e uma batalha quase que impossível vender 1 milhão de cópias.
Isso porque os discos ficaram cada vez mais caros e também porque a música digital tomou conta do espaço e um simples download se multiplica em mlhões em fração de segundo.
A resposta que me vem sempre é: “O artsta hoje não ganha mais vendendo cd, até porque nunca ganhou. O artista ganha fazendo shows e divulgando o trabalho. O cd é apenas um cartão de visita.”
Claro que quando uma pessoa compra o cd ela está adquirindo qualidade sonora, as artes do encarte, e principalmente parte da história do compositor/artista.
Mas principalmente nas novas gerações, isso não é tão importante como era para a geração do vinil.
É totalmente legítimo ser assim, já que antigamente tínhamos apenas discmans, walkmans e vitrolas para reprodução de músicas, e hoje o que era exclusividade do iPod, virou patrimônio mundial, os Mp3Players.
Por isso digo, sem medo de errar, se tiver a oportunidade, compre o cd, mas não se sinta um infrator caso consiga a música em mp3. O artista quer ser reconhecido, fazer shows e ter sua obra espalhada por onde for.
E quando um cd está na rua, é o primeiro passo para que todos tenham acesso ao seu mp3.

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