quarta-feira, 4 de agosto de 2010

O SHOW BUSINESS

Há alguns dias estive conversando com alguns amigos que trablaham em agências de propaganda e falávamos sobre o mercado da música no Brasil e no mundo.

É inevitável como quando esse assunto é tratado, sempre vem à tona nomes como Lady Gaga, bandas pops de adolescentes e grupos de pagode em geral.

Deopis de uma longa discussão chegamos à seguinte conclusão:

Na verdade existe uma enorme diferença entre grandes músicos e grades artistas. Nem sempre o grande músico será um grande artista e vice-versa, porém as celebridades devem entregar exatamente o que se propõe.

No meio da conversa veio a frase: “Nossa, mas aquela banda EMO é muito ruim”. E eu disse: “Olha, me desculpe, se você estiver falando musicalmente, é um questão de gosto e respeito, agora, artisticamente eles são perfeitos. Fazem exatamente o que se propõe a fazer.”

Aí está a grande contribuição que a música pode dar a todos nós. Não é preciso necessariamente ser uma excepcional músico para conseguir estrelar entre os grandes artistas nacionais ou até mesmo mundiais. Basta identificar a necessidade dos seus consumidores, no caso o público, e”atacar” se dedicando dia e noite em busca do seu sonho.

@steniomoura

2 comentários:

  1. E talvez seja por isso a falta de músicas que tenham um conteúdo??? Depois quando colocamos uma mpb para alguém ouvir, fazem caras e bocas e dizem que somos loucos...afinal de conta, quem é louco?? adorei o comentário! abraço

    ResponderExcluir
  2. Fala Stenio! Eu não faria essa diferenciação "musical" e "artística". Pra mim "música" e "arte" são sinônimos, têm sentido idêntico. Eu acho que a qualidade é inerente a cada pessoa: cada qual tem um nível de qualidade, tanto naquilo que é capaz de produzir, quanto com relação àquilo que aprecia. A música que "consumimos" revela a qualidade que apreciamos. A boa qualidade, ou seja, a qualidade artística e musical mais elevada, tem que ser objetivo de todos, tanto por quem consome quanto por quem produz. Mas é lógico que a coisa tá feia atualmente! Basta comparar. Creio que muitas vezes as pessoas não estão interessadas na qualidade da música, ou da arte, mas num entretenimento banal, na simples ocupação do tempo. Aí é mais fácil enganar. O que é certo: um bom trabalho, esforçado, dedicado, sério e competente, é garantia de qualidade. Um abraço mano!

    ResponderExcluir