terça-feira, 18 de maio de 2010

MIXAGEM: Parte do Processo Criativo!

Você já ouviu alguém dizer que a mixagem pode simplesmente acabar com a sua música?
Pois é, mas o contrário também vale.

Tenho estado em contato com alguns engenheiros de áudio e produtores que falam sempre a mesma coisa: "A mixagem é a parte final da criação da música e arranjo"

Alguns conceitos nacionais não vão de encontro com outros internacionais. Por exemplo, no Brasil, as músicas são mixadas, na sua maioria, da seguinte forma: mixa-se a base inteira e deixa a voz de fora, que será inserida ao final desse trabalho. Ou seja, a voz acaba ficando em um plano diferente da base, dando até a impressão que o cantor está cantando em cima de um karaokê.

Já no exterior, o conceito de mixagem é diferente. Abrem-se "buracos" nas freqüencias da base inteira e a voz entra exatamente nesse buraco, tornando-se parte da canção. Esse tipo de conceito proporciona uma sensação ao ouvinte mais confortável já que a música se mistura juntamente com toda a base.

De qualquer forma, você que é músico e está mixando seu álbum, fique atento para os detalhes, pois essa é sua chance final. Para você que não é músico mas aprecia música, preste atenção nesse trabalho e emita sua opinião

@steniomoura

Nenhum comentário:

Postar um comentário