segunda-feira, 11 de maio de 2009

Música também é profissão.

A você que é músico e a frase abaixo parece familiar, e para você que acha que ser músico não é profissão:

Pessoa A: "O que você faz?"
Pessoa B: "Sou músico."
Pessoa A: "Mas você não trabalha?"

Ops...

Como assim não trabalha?????
Quem disse que ser músico não é trabalho????

Por diversas vezes ouvi inúmeras pessoas falarem que a pessoa precisa fazer alguma coisa além de ser músico. Aí eu pergunto: Pra que?

De repente, porque no Brasil tudo que é relacionado a arte seja visto com maus olhos, ou como uma manifestação que não pode ser considerada um trabalho.

Portanto fica o meu manifesto. Você que é músico, exija respeito. E você que não é , saia dessa caixa, ou dessa bolha que você vive, e comece a ler e ver alguns documentários sobre a vida de um músico.

Um bom que indico é o novo DVD da Marisa Monte, Infinito ao meu redor. Nesse DVD a diva brasileira mostra em detalhes o dia a dia desse profissional. Shows, turnês, entrevistas para imprensa, encontro com fans, etc...

Vendo esse documentário percebi que a diferença é que o músico trabalha 18 horas por dia, sem descanso no final de semana, durante pelo menos 18 meses, que é o tempo de turnê para lançamento de um novo álbum.
Enquanto uma pessoa que diz que trabalha muito, normalmente trabalha de 12 a 14 horas por dia, de segunda a sexta, e vai para baladas como Pink Elephant às sextas, Museum aos sábados e almoça no Juarez aos domingos....

Ah, um pequeno detalhe...Com certeza quem é músico ama o que faz, já quem está trancado em uma baia...

Um comentário:

  1. Concordo com voce, mas me senti um pouco ofendida! hahahaha Brincadeira. MAS, quem trabalha de 12-14 horas por dia e vai na Pink Elefant e Museum nos fins de semana TAMBÉM trabalha muito e TAMBÉM pode gostar do que faz! Os dois são trabalhos que merecem valor e respeito! :) bjks!

    ResponderExcluir